1º Workshop Esclarecer dúvidas clínicas

O grupo CALM espreitou as vossas cartas ao Pai Natal e lança um novo Workshop chamado “Esclarecer Dúvidas Clínicas”, a decorrer a 20 e 21 de Fevereiro na Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas.

Porquê?

Os médicos confrontam-se todos os dias com necessidades dos seus doentes para as quais é difícil saber a melhor resposta. Os melhores cuidados médicos são aqueles que integram as preferências do doente, a experiência do médico e a melhor prova científica disponível. Manter-se ao corrente da melhor prova científica é um desafio importante na prática clínica diária. Por isso, têm surgido novos recursos e ferramentas de apoio à Prática Clínica Baseada na Evidência que facilitam a atualização de conhecimentos e a discussão da informação mais relevante com o doente.

O curso foca aspetos como a elaboração de perguntas clínicas pesquisáveis, a procura da prova científica adequada à pergunta formulada, a aplicação da evidência encontrada à prática clínica e a comunicação da mesma ao utente no contexto de uma decisão colaborativa. O programa deste curso tem como base o Consensus Statement ‘Core Competencies in Evidence-Based Practice for Health Professionals’ (2018), baseado numa revisão sistemática e num questionário Delphi, e que propõe um currículo internacional para o ensino da Medicina Baseada na Evidência.

Objectivos de Aprendizagem

Os formandos deverão ser capazes de:

1) transformar uma dúvida clínica numa pergunta pesquisável
2) pesquisar a prova científica adequada
3) aplicar prova científica pré-avaliada à prática clínica e
4) comunicar a evidência de uma forma compreensível para o doente.

Metodologia

Estudo autodirigido, aulas teóricas e ensino por casos

Destinatários

Médicos internos da formação específica, médicos especialistas, enfermeiros. Os formandos necessitam de um bom domínio de inglês escrito (B2 ou superior) e de experiência na utilização de computadores (processador de texto, navegação na Internet). Os formadores irão assumir que nenhum dos participantes domina conceitos de medicina baseada na evidência e que nenhum dos participantes tem experiência de investigação clínica.

Avaliação

Avaliação diagnóstica: Os formandos escreverão um ensaio no qual lhes será pedido para resolver um caso clínico. Esse ensaio será avaliado por dois docentes com recurso a uma grelha de avaliação de conteúdos.

Avaliação formativa: Avaliação contínua pelos docentes, incidindo em participação construtiva no grupo, demonstração de conhecimentos e competências, auto-eficácia.

Avaliação sumativa: Os formandos escreverão um ensaio no qual lhes será pedido para resolver um caso clínico. Esse ensaio será avaliado por dois docentes com recurso a uma grelha de avaliação de conteúdos. A avaliação sumativa final é muito semelhante à avaliação diagnóstica inicial, permitindo aos docentes dar informação personalizada sobre a evolução ao longo do curso.

Corpo Docente

Bruno Heleno,
David Rodrigues,

Catarina Viegas Dias,
Ana Rita Jesus Maria,
Paulo Faria de Sousa,
Clara Jasmins,
Gisela Costa Neves;
Nuno Basílio

O Workshop tem 15h de contato presencial (20 e 21 de Fevereiro) e um custo total de €240.

Inscrições aqui

1 comentário “1º Workshop Esclarecer dúvidas clínicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *