Evidentia podcast

Quase desde os tempos em que eramos internos de MGF que falamos que um dia criaríamos um podcast sobre literatura médica. Disso já lá vão uns quantos e bons anos. Entretanto apareceram outros projectos familiares, académicos e profissionais e nunca até agora ambos tivemos tão pouca disponibilidade para finalmente iniciar o podcast. Portanto segundo a lógica da vida dos dois faz todo o sentido começar agora este projecto.

🙂

Acreditamos numa Medicina baseada num sólido conhecimento da leges artis médica. Isso inclui três pilares: os valores e preferências dos doentes, a experiência clínica e a informação proveniente da investigação médica.

Mas a produção de informação médica está hoje em dia a um ritmo impossível de acompanhar e isso é um problema que leva a prática médica desactualizada e a cuidados de saúde inadequados.

Torna-se imperativo que os actores que participam nas consultas usem informação válida, pertinente e actualizada. Por um lado os médicos devemos seleccionar bem as nossas fontes, escolher bem o que ler, ter capacidades de apreciação e crítica da literatura médica e finalmente capacidade de integração dessa nova informação na prática clínica. Por outro lado a população deve ser adequadamente informada e entrar nos processos de decisão num ambiente de colaboração deliberativa com os clínicos.

Nada disto deve ser feito sozinho! Acreditamos que aprender em conjunto não só é mais eficaz mas sobretudo é muito mais divertido!

É então intenção deste podcast começar uma discussão que esperamos que siga entre todos nós. Desafiamos os ouvintes e leitores a participarem! Exponham comentários, dúvidas, opiniões! Prometemos tentar responder e participar na discussão.

Abraços e até já!

David Rodrigues e Daniel Pinto

Anúncios

Os comentários estão fechados.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: