Pré-diabetes, diagnóstico dúbio – Notas de Evidentia #9 | 2019

por Ana Rita Jesus Maria

A “pré-diabetes” atinge 84 milhões de pessoas nos EUA. O que começou em 2001 como um esforço da American Diabetes Association (ADA) para persuadir os médicos e o público a ter em conta pequenas elevações na glicemia rapidamente se transformou numa medicalização massiva do que era anteriormente considerado normal. É questionada a necessidade de identificar e tratar pré-diabetes. Quantas vezes e com que rapidez a pré-diabetes progride para diabetes? Será que a pré-diabetes é prejudicial?

De um lado, estão o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a ADA, poderosos líderes de opinião e gatekeepers financeiros da investigação e dos programas nos EUA para a prevenção do diabetes. Do outro lado, estão as autoridades de saúde pública e dos cuidados de saúde primários, a OMS, o Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (UK), EASD e a IDF.

Uma revisão de 2018 da Cochrane que incluiu 103 estudos mostrou que a maioria das pessoas detectadas como pré-diabéticas nunca progrediam para diabetes: até 59% dos indivíduos com pré-diabetes voltaram a ter valores glicémicos normais em 1 a 11 anos sem qualquer tratamento. Além disso, a revisão documentou que os estudos incluídos frequentemente não têm em conta o peso, a idade e a atividade física, entre outros factores relevantes.

“Os médicos devem ter cuidado ao tratar pré-diabetes porque não temos certeza se isso resultará em mais benefícios do que danos ”, os autores da Cochrane concluíram, “especialmente quando feito em escala global. ”

Adicionalmente, muitas organizações de saúde pública acreditam que a abordagem clínica para prevenção do diabetes não chega. A OMS defende soluções ao nível da sociedade, que abordem o impacto na saúde da estratificação social e os erros no planeamento urbano, além de legislação que favoreça medidas para alimentação saudável e de combate à inactividade física.

Artigo na Nature: http://science.sciencemag.org/content/363/6431/1026/tab-pdf

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: