Evidentia da Semana #212019

Destaque

episódio do podcast dedicado à vacina contra a Meningite B e folheto para decisão partilhada

Como esclarecer dúvidas clínicas? Publicação na Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. Entre outras dicas, explicamos a razão de dividir os artigos em recomendaões elaboradas sistematicamente, revisões sistemáticas e estudos primários https://t.co/Wlp2hrWxAt

Curso de Avaliação de Literatura Médica – 4ª edição – 01 a 05 de Julho de 2019 – inscrições abertas – link aqui

Recomendações elaboradas sistematicamente

Ginecomastia: recomendações da sociedade europeia de andrologia. Guideline GRADE 
https://t.co/42wXHbsXf1 #recomendações

Estudos Primários

Quedas em idosos: programa RESPOND – acompanhamento centrado na pessoa após episódio de urgência por queda. Reduziu novas quedas e fracturas (ainda que resultado primário não atingido – quedas e lesões por quedas) 
https://t.co/lQMOKJQSSe #ensaioclinico

Asma moderada: guidelines recomendam SABA em sos . Novo estudo mete isso em questão ao reportar que associação formoterol+budesonida em sos é superior a salbutamol em sos. 
https://t.co/zcZl3EJJbe #ensaioclinico 
https://t.co/ZrM9ctBwNf #editorial

Gonorreia: gentamicina menos eficaz que ceftriaxona. https://t.co/LdYmQREfjW #experimental

Primeiro mapa de vida da saúde humana, mapeando as 50 condições mais comuns em cada década de vida, e a mediana de idade ao diagnóstico para 308 condições. 3872451 doentes analisados 😳 Vejam as tabelas e gráficos 
https://t.co/t3vsrsLawo #populacional

Rastreio cancro do pulmão em fumadores. Continuamos a não estar lá. De cada 1000 que fazem TAC 3 vezes o preço para que 3 tenham benefício são imensos falsos-positivos e sobrediagnosticados. 
https://t.co/5YBEt0np1U #rastreio

Eu e Bruno Heleno escrevemos um editorial sobre este assunto há uns tempos atrás: A discussão sobre o rastreio do cancro do pulmão que devíamos começar (a propósito do estudo desta semana) 
https://t.co/oG8dsTpMxd #opiniao

Cancro colo-rectal: estudo populacional em 7 países desenvolvidos reporta aumento da incidência de cancros avançados em menores de 50 anos. Faltam explicações https://t.co/hr5qZTExId #populacional

Acumulação de baixo nível educacional e sedentarismo associada a desenvolvimento prematuro de diabetes e hipertensão. Outra vez: determinantes sociais e comportamentais devem ser o foco de qualquer política preventiva. 
https://t.co/AiaGxjKDFR #observacional

Calculadora de Risco Cardiovascular machine learning supera características diagnósticas das calculadoras clássicas da ACC/AHA. Dá estatina a menos gente. 
https://t.co/rJZmvmDku3 #diagnostico

Na Noruega como cá: mudanças legislativas, aumento da burocracia; mudanças nas expectativas dos doentes e no comportamento de procura de cuidados. Tudo factores identificados pelos médicos como causas da carga de trabalho 
https://t.co/QNp0CPtD7B #qualitativo

Wikipedia e saúde: os doentes usam, os estudantes de medicina usam, os médicos usam ainda que não o admitem. Reflexão interessante sobre a oportunidade perdida pelas instituições de saúde para informar adequadamente a população. 
https://t.co/uDfGcbRVeK #opinião

Fractura da anca: combinação de alta ingesta de vitaminas B6 e B12 associada a risco aumentado de fratura da anca. Associação causal muito pouco provável mas a mensagem é que suplementar não faz qualquer sentido. 
https://t.co/idbqbcj72d #observacional

Qualidade: incorporar os doentes no desenho dos processos das instituições de saúde provavelmente oferece mais valor que análise de reclamações. 
https://t.co/tUkI91WFa7 #qualitativo

Saúde pública no Reino Unido apelam aos pais para vacinarem as crianças. Considetavel número de casos de sarampo registados nos primeiros meses do ano. 
https://t.co/LnZgSvb4nn #populacional

Outros

Epiglotite – sumário em linguagem simplificada https://t.co/KsID24YzdN #educação

Isto tem de preocupar-nos como sociedade: de 2012 a 2016 a indústria farmacêutica doou mais de €65M para organizações de pacientes do Reino Unido. Dados muito pouco transparentes. Alvo principal cancro. 
https://t.co/lzQ9kGWCfz #análise

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: