Antibióticos para vírus não!

O infeliz comentário do Primeiro Ministro António Costa sobre os antibióticos em horário nobre de domingo deve ter mais impacto que qualquer campanha de prevenção de resistência antimicrobiana que foi feita em Portugal nos últimos anos.


Pena que tivesse dito tamanha estupidez:

É interessante ler o eurobarómetro sobre o assunto – acesso ao relatório completo aqui

Algumas notas:

  • 1/3 dos europeus tomou antibiótico no ano antes do inquérito (2018)
  • neste indicador Portugal está na média europeia:
  • mais de metade não fez qualquer teste laboratorial antes de tomar antibiótico. Difícil de interpretar porque depende do tipo de infecção mas mas à medida que os testes rápidos (urina, pha, etc..) ficam mais e mais disponíveis o “Sim” deveria ganhar maior proporção.
  • A próxima é muito problemática: menos de metade das pessoas sabe que antibióticos não são adequados para tratamento de infecções virais.
  • O gráfico de antes é média europeia. Quanto vemos ao detalhe a situação portuguesa é pior! 64% (isto são quase 2 em cada 3 portugueses!) acha que antibióticos matam vírus…

    “Lisbon, we have a problem”
  • A Europa no global sabe que antibióticos não devem ser usados para constipação comúm.
  • Portugal é o pior nesta matéria. Repete-se o padrão: mais de metade dos portugueses que responderam acham que os antibióticos são eficazes contra as constipações.

Portanto, António Costa é o triste reflexo da imensa iliteracía científica que reina entre nós. A DIFERENÇA é que nele é só COMPLETAMENTE INADMISSÍVEL.

Temos um grave problema a combater e pelo que se viu no domingo à noite não só não é prioridade (obviamente ninguém discutiu isto com o Primeiro Ministro nos últimos anos) como reina o desconhecimento e a iliteracía.

Não é preciso reinventar a roda: a Comissão Europeia e a DGS têm a papinha toda feita, traduzida e pronta a ser implementada.

É preciso acima de tudo para começar:
1. vontade política;
2. investimento na educação (refiro-me a meter dinheiro nisto a sério)

Comecemos por visitar o site da DGS referente ao programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos Antimicrobianos e ver este pequeno video da Comissão Europeia (em PT):

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.