COVID19PT Ciência – ponto de situação da COVID-19 a início de Maio 2020

Esta semana o projecto COVID19PT-Ciência esteve bastante presente nas redes e comunicação social. Deixamos alguns vídeos, noticias e uma sugestão para uma actualização em conteúdos COVID-19:

Numa entrevista dada a David Marçal e à Fundação Francisco Manuel dos Santos revemos as opções terapêuticas de que dispomos para o tratamento da COVID-19:

O Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, nosso parceiro no projecto COVID19PT-Ciência também foi entrevistado no mesmo âmbito e fala de recomendações e decisões de saúde pública. Explica por exemplo que “Pandemias como esta não são um episodio único. Vão repetir-se no futuro” e defende que é preciso fazer mais planeamento para garantir uma resposta ágil e eficaz.

O Eduardo Freire Rodrigues, CEO da UpHill e também nossa parceira no projecto deu uma entrevista à Agência Lusa com repercussão noutros meios de comunicação (aqui e aqui)

A UpHill tem estado a desenvolver casos clínicos de COVID-19 na sua plataforma de simulação que disponibiliza de forma gratuita: aqui

Os nossos parceiros MediaLab do ISCTE fazem um trabalho exaustivo nas redes socias que vigiam diariamente e reportam do que mais se fala no mundo online. Vejam aqui o relatório completo da semana. Deixo-vos apenas as duas fake news mais divulgadas esta semana:

Por fim duas recomendação em formato de podcast

o episódio #34 do podcast Evidentia Médica feito pré-pandemia mas que neste momento é um tema que ganha ainda mais relevância. Entrevista com as autoras do artigo: “Equidade na Utilização de Consultas Médicas em Portugal: Na saúde e na Doença, na Riqueza e na Pobreza?”, as Professoras Carlota Quintal e Micaela Antunes [Acta Med Port 2020 Feb;33(2):93-100]

Fundação Francisco Manuel dos Santos: Da capa à contracapa.
Maria Manuel Mota, que dirige o Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, alerta que é ainda preciso estudar o coronavírus e compreender a resposta do hospedeiro para que o problema se transforme em solução. No Da Capa à Contracapa o epidemiologista Manuel Carmo Gomes adianta o que podemos esperar nas próximas semanas e meses, alertando para um aumento dos casos com o alívio do confinamento, a partir de meados de Maio.
Imperdível.

Fundação Francisco Manuel dos Santos · “O novo coronavírus é o nosso problema mas também a nossa solução”, diz Maria Manuel Mota

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.