Destaque
Sumários de apoio à decisão clínica
Antiagregação simples ou dupla após acidente isquémico transitório ou acidente vascular cerebral isquémico menor?
Dupla durante 10 a 21 dias e depois suspender. https://t.co/pjs6t0zn9S #sumárioEBM
Fluoxetina apos AVC: não melhora os resultados funcionais. Embora aparente benefício na ocorrência de depressão (NNT 27), existe potencial aumento de fraturas ósseas entre o grupo tratado (NNH 68).
https://t.co/zd9gc2HXHe #sumárioEBM
Açúcares acrescentados à alimentação (seja por fabricantes, cozinheiros ou consumidores). Todos maus por igual.
Esqueçam mitos tipo o moreno é “menos mau que o branco” e etc..
https://t.co/oJKC9t54oW #sumárioEBM
Recomendações elaboradas sistematicamente
Desporto para crianças: relatório da Academia Americana de Pediatria sobre o assunto. Recomendações para escolas, organizações comunitárias, pais e treinadores.
https://t.co/rMBG8f6Nff #recomendações
Diabetes e doença renal crónica: actualização de recomendações da ADA
https://t.co/bxCLjZvX2x #recomendações
Revisões Sistemáticas
Tratar adultos saudáveis com >60 anos com hipertensão moderada a grave reduz a mortalidade por todas as causas e morbi-mortalidade cardiovascular. Tiazida como primeira linha.
https://t.co/NSbqopWUeq #revisãosistemática
Alergia ao Amendoim: imunoterapia oral aumenta consideravelmente reacções alérgicas e anafiláticas apesar de dessensibilizarem. Não serve! Novas soluções urgem.
https://t.co/Ml0dSvkaWs #revisãosistemática
Estudos primários
Quedas nos idosos: programa de exercício físico em casa com treino de equilíbrio reduziu significativamente quedas subsequentes em comparação com cuidados normais (1,4 vs 2,1 quedas por pessoa-ano).
https://t.co/u8dZhRJa03 #experimental
Cancro de pâncreas: aqui está o ensaio que tanto está a dar que falar. Em pessoas com mutação BRCA o olaparib leva a maior sobrevida livre de progressão. Entre outros, o problema está na variável resultado. Para ler com calma.
Ver na secção final “Outros” duas notas relacionadas com este assunto.
https://t.co/b6heTa0lLf #experimental
Protectores solares: muitos dos componentes são absorvidos para o plasma em concentrações acima do recomendado. Significado clínico incerto. Atenção: isto não significa que não nos devemos proteger do sol. SIM DEVEMOS.
https://t.co/6q6dpj2yxh #experimental
https://t.co/RiykvOsuuq – editorial sobre este assunto
Diabetes: aos 15 anos de follow up do VADT: controlo intensivo de glucose não está associado a menor taxa de eventos cardiovasculares que o tratamento habitual. Contraria DCCT e UKPDS e concorda com ACCORD e ADVANCE
https://t.co/IxhIdfIWLg #observacional
10000 passos por dia? estudo revela que em mulheres mais velhas nem é preciso tanto. Menor mortalidade a partir dos 5000 com média nos 7500.
“Andoori”
https://t.co/XqTpxC0awO #observacional
IBPs (omeprazol p.e.) não são inócuos. Estudo encontra associação entre uso destes fármacos e maior mortalidade. É preciso precaução na leitura destes resultados mas devido à escala em que são usados torna-se relevante.
https://t.co/oVmrF2ZIjA #observacional
Estudo observacional correlaciona maior uso de antibióticos nas crianças com maior o risco de desenvolverem asma.
Estudo é observacional, não estabelece nunca causalidade.
No entanto, usar antibióticos com critério é um bom princípio!
https://t.co/C7etPm5QVB #observacional
Interessante a forma como o Twitter é usado para investigação clínica. Já conhecia os estudos de vigilância epidemiológica da gripe nos EUA, agora um exemplo de exploração de fenómenos de exclusão social.
https://t.co/OEiy0OjHOJ #observacional
Ainda dentro da susceptibilidade às novas tecnologias: este estudo levanta a suspeita (e nada mais) de um aumento da taxa de suicídios em jovens após a estreia de uma série da Netflix em 2017.
Brave New World
https://t.co/8q1HWkrMLl #observacional
Multimorbilidade: definir objectivos em saúde com os doentes é essencial. Sem esses objectivos não há decisão partilhada e não podemos responder às verdadeiras necessidades dos doentes
https://t.co/485fJ2TVRU #qualitativo
Multimorbilidade: 41% destas pessoas reportam saúde global “regular” ou “má” em comparação com 13,5% na população geral. Resultados semelhantes para a saúde mental e física auto-referidas Grupo de risco!
https://t.co/3P3d8k0Lej #observacional
Insuficiência Cardíaca: calculadora de risco a 10 anos https://t.co/2aUejRu6y9 #diagnóstico
Passado, presente e futuro do financiamento global da saúde. Mais um estudo importante da rede Global Burden of Disease financiado pela Bill & Melinda Gates Foundation
https://t.co/mDIRfQJRsK #relatório
Vacina contra o Dengue aprovada pela FDA. indicada apenas para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos que vivem em áreas endémicas e que tiveram uma infecção prévia confirmada por laboratório.
https://t.co/Y8ek8f5RrA #vacinas
Hemorragias uterinas anormais em idade reprodutiva. Revisão clínica
https://t.co/hRiBu1OYXq #revisãodetema
Outros
Manual do Cuidador Informal Desenvolvido há já algum tempo por internas de Medicina Geral e Familiar da USF Anta.
https://t.co/lNcZmhhVpK #recursos
Oncologia parte I: interessa 1. que as pessoas vivam mais (sobrevida global); 2.vivam melhor (qualidade dessa sobrevida). O resto é surrogate. Ora tentem lá explicar a relevância de sobrevida livre de progressão aos doentes.
#metodologia https://t.co/RJmYtGZQB9
Oncologia parte II: novos tratamentos são frequentemente aprovados com evidência de um único estudo. Existem preocupações sobre a credibilidade dessa evidência. John Ioannidis em acção
https://t.co/Mpd16oWKE6 #metodologia
O que é ser generalista?
O sketch é sobre design mas perfeitamente aplicável à medicina! by @evalottchen
