Update Covid semana#31

31/07/2020

Absolutamente a não perder esta revisão sistemática viva com multimédia interactiva sobre os tratamentos da COVID19 preparada pelo BMJ (uma muito agradecida inovação na leitura de evidência).

Dois estudos nacionais:Publicado na Acta Médica Portuguesa os autores tentam estimar que proporção da população portuguesa se encontra em maior risco de complicações por COVID19. Exercício interessante.Este outro, publicado no Journal of Clinical Medicine, procura identificar factores de risco para mortalidade por COVID19 em Portugal: género masculino, idade, comorbilidades cardiacas, renais, e neuromusculares.Quais os efeitos no tecido cardíaco da COVID19? Dados observacionais apontam para afectação cardíaca e nomeadamente inflamação do miocárdio frequente em infectados. Consequências a largo prazo desconhecidas.
Por fim duas notas de fisiopatologia, dois artigos da Science: um explica como é que o SARS-CoV-2 interage com as células e provoca a doença COVID19, outro como é que a infecção leva a anosmia.

Visita COVID19PTCiência para uma compilação dos melhores artigos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.